AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

A avaliação neuropsicológica busca investigar quais funções cognitivas estão preservadas e as que estão comprometidas.

Através do uso de instrumentos (testes, baterias, escalas) padronizados para avaliação das funções cognitivas, o neuropsicólogo irá pesquisar o desempenho de habilidades como atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, habilidades motoras e executivas.

Qual a importância da Avaliação Neuropsicológica?

A avaliação neuropsicológica tem por objetivo coletar os dados clínicos e auxiliar na compreensão da extensão das perdas, explorando os pontos intactos no sistema nervoso central de cada paciente.

A partir da avaliação neuropsicológica é possível estabelecer tipos de intervenção e reabilitação, particular e específica para cada indivíduo, assim como do tratamento e/ou acompanhamento da evolução do quadro clínico em relação a medicamentos e cirurgias.

É diferente da avaliação psicológica, pois toma como ponto de partida o cérebro e suas funções, para depois relacionar com as manifestações do comportamento.

A quem se destina?

Pode ser realizada em crianças, adolescentes, adultos e idosos, podendo ser solicitado por profissionais da área da educação e saúde, responsáveis ou por instituições.

As solicitações podem ser decorrentes de queixas como: dificuldades escolares, dificuldades de relacionamento interpessoal, dificuldades de rendimento (estudo, trabalho, tarefas cotidianas), problemas ou mudanças comportamentais.

Etapas da Avaliação Neuropsicológica:

1. Entrevista de coleta de dados pessoais

2. Aplicação de testes e escalas – pode variar de acordo com cada pessoa e/ou os comprometimentos cognitivos existentes

3. Devolutiva com a entrega do relatório detalhado