REABILITAÇÃO COGNITIVA

A reabilitação neuropsicológica é um processo que busca capacitar pacientes com prejuízos cognitivos, oferecendo-lhes um maior ajustamento biopsicossocial, proporcionando, ao maior nível possível, sua capacidade de autonomia e independência dos demais.

Quem precisa fazer reabilitação neuropsicológica?

A reabilitação neuropsicológica é necessária sempre que um indivíduo apresenta déficits no funcionamento de alguma função cognitiva (atenção, memória, linguagem, percepção, funções executivas).

A avaliação neuropsicológica é fundamental para detectar tanto o nível do prejuízo cognitivo do paciente, como suas habilidades preservadas; essas últimas serão o suporte principal para sua reabilitação.

É a partir das informações obtidas em uma avaliação neuropsicológica bem realizada que o delineamento de um programa de reabilitação torna-se possível.

Como é feita a reabilitação neuropsicológica?

Após uma detalhada avaliação neuropsicológica, o neuropsicólogo definirá os objetivos do tratamento e suas estratégias.

O processo de reabilitação neuropsicológica deve contemplar a interação entre a personalidade, o estilo de vida e a cognição do paciente. Dessa forma, é possível buscar alternativas mais eficientes voltadas para a recuperação de suas funções.

Exercícios específicos, determinados pelo profissional a partir das habilidades do paciente, leva à plasticidade neuronal, ou seja, a capacidade do cérebro de compensar prejuízos cognitivos ou motores através de células nervosas saudáveis. Por sua vez, esse caráter compensatório da plasticidade neuronal favorece a reabilitação neuropsicológica, pois o paciente aprende a compensar seus déficits a partir de suas habilidades preservadas, e assim aumenta sua capacidade de autonomia e recuperação.

A reabilitação neuropsicológica possui um caráter individual, voltada para as necessidades e habilidades de cada indivíduo.

Esse processo garante a total recuperação do paciente?

O sucesso da reabilitação neuropsicológica, como todo processo terapêutico, depende da adesão do paciente ao mesmo, através da compreensão do potencial de sua terapia, de sua motivação para o tratamento e de seus familiares.

A reabilitação neuropsicológica proporciona a recuperação dentro do nível máximo de potencial que o paciente apresenta.