PSICOTERAPIA

O objetivo do processo psicoterapêutico é compreender as questões emocionais apresentadas pelo cliente, buscando assim intervenções terapêuticas personalizadas para promover a transformação. Dentro desse contexto, possibilitar a transformação equivale a promover uma melhor qualidade de vida. 

Crianças 

A psicoterapia infantil inicia-se com o Psicodiagnóstico que consiste na entrevista inicial com os pais ou responsáveis e no levantamento de diversas informações da vida da criança (anamnese).  

Após a entrevista inicial com os pais, serão realizadas sessões de ludo diagnóstico com a criança, possibilitando observar o modo como a criança reage e interage em diversas situações.

 Pode haver a necessidade de:

 -Visitar a escola da criança para conversar com os professores e educadores;

 -Envolver uma equipe multidisciplinar para acompanhar e auxiliar a criança e a família.  

Será necessário agendar algumas entrevistas intermediárias com os pais ou responsáveis para devolutivas do que foi observado com a criança, esclarecer possíveis dúvidas que surjam no decorrer do processo e integra-los no desenvolvimento do trabalho.  

 O envolvimento dos pais ou responsáveis é fundamental para o bom andamento da psicoterapia com a criança.

Adolescentes

A adolescência é o momento de transição da infância para idade adulta, onde ocorrem mudanças nos comportamentos infantis e iniciasse as responsabilidades inerentes à fase adulta.  

Este momento é marcado pelas alterações nos aspectos e características físicas (incluindo alterações orgânicas, como por exemplo, hormônios), mentais e sociais.  

Nesta fase ocorre uma discordância de pensamentos, em que o adolescente é muito novo para algumas atividades e muito velho para outras. Esta situação traz choques e pode confundi-lo.  

As discordâncias nos pensamentos junto a tantas mudanças, muitas vezes, geram conflitos entre os adolescentes e familiares, deixando as relações conturbadas e dificultando o convívio. É possível que ambos estejam despreparados para lidar com este momento tão delicado de muitas mudanças.  

Desta forma, o atendimento consiste em ser um facilitador para o adolescente, oferecendo informações, orientações e acolhimento por parte do profissional. Compreendendo esse processo de mudanças, a fim de ajudá-lo com seus conflitos e crises.  

Pode haver a necessidade de envolver uma equipe multidisciplinar para acompanhar e auxiliar o adolescente e a família.

Adultos e Idosos

São diversos os motivos que levam o adulto ou idoso a procurar um psicólogo. A busca pode estar atrelada a insatisfações da vida (profissional, emocional, social, familiar, dentre outras); dificuldades e momento de crise (separação, estresse, processo de perda e luto, dentre outras); alterações psicológicas (medo, pânico, depressão, ansiedade, abuso de substâncias psicoativas, etc); assim como também para quem deseja se conhecer e se compreender melhor, não somente por problemas e doenças.  

Na psicoterapia com adultos trabalham-se os mais diversos tipos de conflitos, no sentido de auxiliar a desconstruir significados e reconstruí-los.  

Pode haver a necessidade de envolver uma equipe multidisciplinar para acompanhar e auxiliar o adulto.